domingo, 7 de julho de 2013

A Renovação da Independência

Nivia Pinho

O dia 2 de Julho é uma data extremamente importante para os baianos, nesta data é comemorado o dia da Independência da Bahia, que este ano completou 190 anos.

Foto: Nívia Pinho

O local de saída do cortejo é a praça da Lapinha, onde estão os monumentos que representam os heroís da Independência, como o busto do general Labatut, e a estátua de Maria Quitéria que se disfarçõu de homem para entrar no exército e lutar na guerra da Independência, todos receberam decoração especial para a festa.



Busto General Labatut (foto): Nivia Pinho


Imagem da Cabocla (foto): Nivia Pinho

O caboclo e a cabocla que representam o povo brasileiro na Independência também participaram da festa saindo da Praça da Lapinha em direção a Praça do Campo Grande.


Foto: Nivia Pinho

Esse ano a comemoração teve um gosto diferente para os baianos, teve um gosto de renovação. A renovação da Independência.

Acompanhando o momento crucial que o Brasil vive na sua história, onde a população se levantou exigindo o que deve ter por direito, como transporte, educação, saúde e segurança de qualidade, os baianos aproveitaram a comemoração da Independência para reforçar esse movimento tão forte que invadiu o País.

Várias categorias de trabalhadores estiveram na comemoração exibindo suas faixas e cartazes e entoando gritos de protestos.

As autoridades políticas que estiveram presentes na comemoração não escaparam das vaias do público, principalmente no momento de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e histórico da Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário